Correio Popular Notícia



Semeia faz campanha nas escolas sobre cuidados com o lixo

Data da notícia: 13/03/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná (Semeia), por meio da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), realizou ontem (12) uma palestra sobre os cuidados que se deve ter com o lixo, para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio, localizada no bairro Santiago, Primeiro Distrito da cidade.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140313-151.jpg[/IMG] Discorreram sobre o tema: O Lixo ? Novo Paradigma para o Homem, as estagiárias do curso Técnico em Florestas, do IFRO/Semeia, Taís de Almeida e Letícia Segobi, demonstrando para cerca de 170 estudantes infantojuvenis, os perigos de se lançar os resíduos sólidos e outros tipos de lixo, sem qualquer critério, na natureza, bem como sobre os benefícios que podem advir da seletividade e reciclagem desses produtos.
?O lixo pode ser tanto um amigo quanto vilão, porque se for jogado de qualquer maneira, principalmente as pilhas e baterias, podem causar doenças graves, até mesmo câncer, pois contém metais perigosos, muitas vezes radioativos?, explicou Letícia Segobi. Usando de linguajar acessível às crianças, elas abordaram outro fator desfavorável: o tempo médio da decomposição dos diversos tipos de materiais. O vidro, por exemplo, que pode durar até um milhão de anos para desaparecer na natureza. A contaminação dos rios, igarapés e do solo, e o entupimento de bueiros, causando enchentes e alagações, também foram apontados como consequências do uso descuidado do lixo. Esse descarte irresponsável, também favorece a disseminação de doenças causadas por bactérias que se hospedam em ratos e muitas espécies de insetos, dentre eles a barata.
PREVENÇÃO - Para minimizar estes problemas, as palestrantes sugeriram entre outras coisas, o uso racional de produtos descartáveis, como copos, sacolas, bandejas e outras embalagens de difícil decomposição, que podem ser substituídas por sacolas de tecido orgânico e outros materiais mais facilmente biodegradáveis. ?Com os resíduos sólidos orgânicos, como sobras de legumes, verduras e outros produtos semelhantes, podemos fazer a compostagem, enterrando esses materiais, que após um tempo se transformam em adubo orgânico, que podem ser utilizados para plantar outros alimentos?, acrescentou Taís de Almeida.

CAMPANHA - De acordo com a coordenadora da CEA, Sandra Gonçalves, as palestras fazem parte da campanha nas escolas, que foi iniciada no último dia 10 e se estenderá por todo o mês de março e também em abril. A próxima escola a ser visitada será a Municipal Almir Zandonadi, bairro Novo Horizonte, no próximo dia 17. Sandra frisou, no entanto, que qualquer escola que tiver interesse, poderá agendar a palestra. ?A exposição é com data show e dura em média meia hora, realizada em horário adequado para não prejudicar a recreação das crianças, combinado antecipadamente com a direção da escola,?, informou. Para mais informações, entrar em contato pelo fone (69) 3411-4204, ou procurar a CEA/Semeia, avenida 2 de Abril, n° 2221, bairro Jardim dos Migrantes, anexo à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).


Fonte:






Noticia vista 1561 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.